segunda-feira, 14 de junho de 2010

TAJAÍ - SC 150 Anos



TAJAÍ - SC 150 Anos




















História

Em 1750, colonos portugueses vindos da ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1823 e distrito em 31 de março de 1833, e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.

Embora só tenha sido fundada em 15 de junho de 1860, a colonização de Itajaí começou em 1658. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão, que em 1658 recebeu uma sesmaria em frente ao Rio Itajaí-Mirim

Em 1880 e 1911 aconteceram os piores cataclismos registrados em Itajaí, porém a mais conhecida enchente deu-se nos anos de 1983 e 1984, sendo que no dia 22 de novembro de 2008, houve outra enchente, a qual foi a mais catastrófica (atingiu mais de 90% do território do Município[6]).

No período de 1883 e 1884 registra-se também a emancipação política-administrativa de Blumenau, até então pertencente a Itajaí.

Itajaí é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa "Rio dos Taiás", uma planta comestível da família das aráceas; outra tese seria Tajá alusão ao nome Taió, pois existe documentos referindo-se ao Morro do Taió na época da corrida bandeirante pelo ouro. A preocupação com a explicação mais acertada do seu significado já atravessa cem anos, envolvendo importantes estudiosos brasileiros e estrangeiros; todos eles trazem sua interpretação que, com poucas variações, tem sido "rio das pedras" ou "rio dos taiás"

Os itajaienses são conhecidos como povo pesqueiro, hospitaleiro e de extrema qualidade de vida e beleza. Com o passar do tempo a cidade de Itajaí passou a se manter de outras funções como meio de emprego e renda, hoje Itajaí possui o principal porto de Santa Catarina e o maior exportador de frios do Brasil, mas o comércio, a prestação de serviços, o turismo e as indústrias fazem com que Itajaí se destaque como uma das cidades com as mais variadas fontes de renda. Itajaí é uma cidade rica (2º maior PIB do Estado[7]), dinâmica e que proporciona uma alta qualidade de vida a seus moradores. Itajaí é considerada uma das melhores cidades do hemisfério para se visitar, trabalhar, morar e estudar. Grandes empresas multinacionais e brasileiras instalam-se, como Proimport, Procycle, Petrobrás, Perdigão, Sadia, Brasfrigo, Braskarne, Seara, Teconvi, Arfrio, Arteplas, Refribras, Fischer, Detroit, Assolan, Bunge, Sundown, Votoran, Gomes da Costa, MultiLog S.A, Weg, Cargill, Klabin, Cugnier, Italages Termo-Vidros, Standard, Sideraço, Comprefort, Angeloni, Maxxi, Koch, Embrediesel Embreagens do Brasil, GiGa Portal.com, Muffatão Master Atacado, Coletivo Itajaí, Viação Praiana.


FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaja%C3%AD#Ver_tamb.C3.A9m

Nenhum comentário:

Postar um comentário